Resenha Crítica
Comparando os autores Wallon e Vygotsky pode-se perceber semelhanças e diferenças quanto as suas idéias quando tratam do desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, foco dos textos estudados. Vygotsky, nasceu na Rússia, é considerado sócio histórico, pois, considera como fator mais importante para o desenvolvimento dos processos superiores as relações do homem com o mundo, pontua ainda que a relação homem mundo e mediada por sistemas simbólico, e que esse sistema simbólico vai se desenvolvendo de acordo com os valores culturais nos quais o sujeito esta imerso. Já Wallon não descarta as influencias da cultura, mas diz que as relações do individuo são mediadas desde sempre, primeiramente pelos movimentos, que expressão basicamente as sensações de prazer e de desprazer, mas à medida que se desenvolve esse sistema de mediação vai se aperfeiçoando e passa a ser feito pela linguagem, função que quando assume o que Vygotsky chama de linguagem intelectual, passa a mediar as nossas relações e propicia o campo para o desenvolvimento dos processos superiores nos conferindo características que nos difere dos demais primatas.
Vygotsky postula que o processo de formação de conceitos se da em três etapas, são elas: formação de nexos, formação de complexos e por fim constituem os conceitos. Sendo que entende-se por conceito tudo que sabemos sobre o mundo. O autor ainda diz de duas formas de conceitos, os cotidianos, que são aqueles que são formados por meio das relações cotidianas da criança, e os conceitos científicos, são aqueles adquiridos por meio de situações formais de ensino aprendizagem.
Wallon diz que a principio o ato motor e controlado pelas estruturas corticais e funcionam como mediadores das relações do individuo, porem essas relações são puramente emocionais, a medida que o sujeito evolui no seu desenvolvimento o ato motor passa a ser controlado pelo ato mental, e os movimentos passam a ser executados pelas