resenha crítica
Curso: Psicologia Semestre: 3º
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem ll
Professora: Amanda Lang
Aluna: Barbara P. B. Betto
RESENHA
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
ALENCAR, Lidiane Freitas de. A atuação do Psicólogo Escolar/Educacional na Inclusão de Pessoas com Deficiências nas Salas Regulares de Ensino. Disponìvel em: http://psicologado.com/atuação/psicologia-escolar/a-atuacao-do-psicologo-escolar-educacional-na-inclusao-de-pessoas-com-deficiencias-nas-salas-regulares-de-ensino. Acesso em 10 fev.2013.
2 APRESENTAÇÃO DAS AUTORAS
Lidiane Freitas de Alencar, autora desse artigo é aluna graduanda do primeiro semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e teve esse trabalho solicitado pela professora Mestra Danielle de Oliveira da Nóbrega, como forma de avaliação parcial da segunda nota do primeiro semestre de 2010.
3 PERSPECTIVA TEÓRICA E METODOLÓGICA DA OBRA
Neste artigo escrito numa linguagem clara e objetiva, a autora nos coloca acerca da realidade Escolar na Educação Inclusiva e o papel do Psicólogo nesse contexto. Na obra, também se discute sobre o Processo Educacional do Professor e a organização das Instituições Escolares com seus Projetos Políticos Pedagógicos a respeito da Inclusão. Para isso, o artigo se divide em três seções, onde ela começa relatando o surgimento e a implantação da Educação Inclusiva nas Escolas, após isso, ela aborda como seria o papel e a atuação do Psicólogo nas Instituições de Ensino, e termina com sua conclusão a respeito da problemática.
4 SÍNTESE DA OBRA
Primeiramente, Alencar começa falando sobre o surgimento e o processo da Educação Inclusiva, onde ela postula o Movimento Inclusivo como uma proposta recente e diferente da Integração antes praticada nas escolas. Para ela, a Integração tinha