Resenha crítica
1- CREDENCIAIS DOS AUTORES
Welessandra Aparecida Benfica é Mestre em Educação pela PUC-MG em “Sociologia e História da Profissão Docente e de Educação Escolar”, com pesquisa intitulada: ”A educação rural na década de 90: expectativas e significados da experiência escolar para os alunos e suas famílias”. É especialista em Psicologia da Educação com ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUC-MG e graduada em Supervisão escolar de1º e 2º graus pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina. Com ampla atuação em todos so segmentos da educação básica. Atualmente desenvolve atividades de intervenção pedagógica no projeto social PETRARTE ( pareceria entre uma ONG e a Petrobras), presta consultoria pedagógica a escolas públicas e é professora da Pós- Graduação da FINON/INSTITUTO PROMINAS.
2 RESUMO DA OBRA
O Guia de Estudo-3 do Módulo II que tem como título: Teorias e Práticas da Educação Infantil é constituído de sete unidades que aborda temas relacionados ao título com fundamentação teórica nas práticas da Educação Infantil.
Na introdução página 03, a autora baseia-se nos autores Kramer et al . (1989), Haddad (1991), Machado (1991), Campos et a.l(1989,1993), e nas leis de Diretrizes .... para relatar o panorama e as novas concepções da Educação Infantil no Brasil, bem como o objetivo da apostila que se resume entender as perspectivas, o papel da Educação Infantil que possibilite refletir e defender o processo de letramento na percepção da importância das disciplinas e do trabalho do profissional que atua nessa área para a formação crítica infantil.
Na primeira unidade, a ênfase do texto é sobre as considerações interacionistas do desenvolvimento infantil. É uma análise geral de como a criança e o conhecimento se interagem e se transformam mutuamente na perspectiva sócio-interacionista propiciando ás crianças diversas interações