Resenha crítica
TEXTO: Introdução do Livro Domínio do Movimento (Capítulo 1)
Laban, Rudolf. Domínio do Movimento. 5ª Ed. São Paulo: Summus, 1978
Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban (15 de Dezembro de 1879, Pressburg, Áustria-Hungria (atualBratislava, Eslováquia) - 1 de Julho de 1958, Weybridge, Inglaterra). Dançarino, coreógrafo, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.
Introdução do Livro Domínio do Movimento (Capítulo 1)
No capítulo 1 do Livro Domínio do Movimento, Laban afirma que o homem se movimenta para satisfazer uma necessidade, com o objetivo de atingir algo que lhe é valioso, seja tangível ou intangível. Para isso ele cita vários exemplos (Eva, animais, atores, dançarinos e o ser humano em suas diversas fases).
Rudolf Laban observa a estrutura biológica (quando compara os movimentos de pessoas e animais quando crianças) e afirma que a manutenção da coesão do tecido vivo é resultado de uma harmonia que se repete, de certa maneira, constantemente, pois a cada instante a integridade do organismo necessita da ação conjunta do todo e de suas partes; diz não haver dúvidas de que os instintos comunitário do homem desenvolveram características que diferem extensamente dos animais; para ele o homem foi capaz de desenvolver um refinamento consciente do esforço dando-o a capacidade de adaptação às circunstâncias e ao meio ambiente.
Ao fazer um comparativo do movimento de representação e dança Laban afirma que a dança é um exercício mais genuíno de esforço do que a representação. A dança é o jogo estilizado que não se relaciona diretamente com a conduta de esforço dramática; foi na dança que o homem a princípio se apercebeu da existência de uma certa ordem em suas aspirações superiores por uma vida espiritual e se apercebe dos fatores