Resenha crítica...
DO GIZ AO MOUSE- A INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
Do Giz ao Mouse- A Informática no Processo Ensino- Aprendizagem
A princípio com os avanços no mundo da tecnologia, nada mais visto que haja mais naturalmente na vida dos pequenos aprendizes que eles estejam mais aptos à conhecerem, e estar mais familiarizados com esses novos meios, e assim desejem de alguma forma utilizar no ambiente escolar essas tecnologias. Com isso, é muito relativo que com tais avanços, na educação e principalmente nas escolas busca-se integração com esses meios, daí que surge a necessidade de se saber como implantar âmbito escolar ou “como utilizar os meios tecnológicos de modo a atender às expectativas de mudança”? (SONIA SIMÕES COLOMBO & COLS).
Sendo assim, cabe ao corpo docente de cada instituição e aos professores encontrar recursos que beneficiem tanto a adaptação dos professores em levar essa facilidade para o seu dia-a–dia em sala de aula ou não, como também tornar consciente as reais capacidades e o potencial que irão conseguir atingir com o uso dessas tecnologias. Que eles aceitem que os métodos de ensino e aprendizagem mudam e se fortalecem, e nessas mudanças os docentes, através de aperfeiçoamentos e colaboração, consigam estar relacionando o seu papel de formador de indivíduos, com os avanços tecnológicos e assim contribuam para o benefício do seu próprio enriquecimento pessoal quanto profissional.
É notável que atualmente a informática transforme cada vez mais as relações com âmbito escolar, e que cada dia mais os alunos estão mais adaptados as inovações. Portanto, a busca por mais conhecimentos, aperfeiçoamento ajuda os professores a orientar, estimular, relacionar mais do que informar. E nesse novo cenário, muda o papel do professor, ele agora passa a orientar mais precisa ter uma boa base teórica, tem que saber se comunicar, estando sempre atualizado, deve refletir sobre as informações trazidas pelos alunos, e aprender com elas, ou