Resenha crítica
Faculdade de Balsas
RESENHA CRÍTICA
BALSAS
ABRIL/2012
FRANCISCO COSTA DA SILVA
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à Professora Nirvana Mourão, da disciplina de Direito Constitucional Positivo, da turma 2, turno noturno, do Curso de Direito.
UNIBALSAS
Balsas, 24/03/2012.
RESENHA CRÍTICA
BANDEIRA DE MELO, Celso Antônio. O Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. 3. ed. São Paulo, Malheiros, 2011.
1 CREDENCIAIS DOS AUTORES
Celson Antônio Bandeira de Melo, é titular de Direito Administrativo da Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1974, onde foi também vice-reitor para assuntos acadêmicos (1973-1976), lecionando cursos de graduação e pós-graduação. Celso Antônio Bandeira de Mello integra a quinta geração de uma família de juristas. Seu pai, Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, foi desembargador, reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC, e diretor do departamento jurídico da Prefeitura de São Paulo, homenageado com o Edifício Reitor Bandeira de Mello, onde funcionam a Faculdade Paulista de Direito e a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA, da PUC. O avô, promotor, também exerceu o cargo de delegado de polícia. O bisavô foi desembargador em São Paulo e o trisavô foi lente na Faculdade de Direito de Olinda. Para completar, seus dois irmãos também seguiram a mesma carreira. "Meu pai não nos incentivava, mas, às vezes, mais vale o exemplo do que as palavras.". Casado pela segunda vez, tendo quatro filhas e quatro netos, sendo sempre muito próximo de seus irmãos.
2 RESUMO DA OBRA
O livro é constituído de oito capítulos onde o autor trata da igualdade perante a lei, ou seja, princípio da igualdade, abordando breves exemplos e com um vocabulário extremamente técnico. O autor apresenta uma introdução profunda asseverando que a lei não deve ser fonte de privilégios ou perseguições, mas instrumento regulador da vida social que necessita tratar