Resenha Crítica “O Show de Truman” comparada com “Alegoria da Caverna”.
887 palavras
4 páginas
Resenha Crítica “O Show de Truman” comparada com “Alegoria da Caverna”.Imagine que tudo que você fizesse passasse na televisão, imagine que você vivesse em um grande estúdio e sua mulher, seus amigos e todas as pessoas que você conhece fossem atores representando para você e o tempo inteiro, ou seja, o mundo que você vive é controlado por outra pessoal. O longa metragem conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), que tem 30 anos, é um vendedor de seguros que vive em Seaheaven, uma ilha em que todos parecem conviver harmoniosamente. Truman tem uma rotina pacata, acorda cedo, lê jornais, vai ao trabalho e no final do dia retorna para casa onde tem uma relação estável com sua esposa.
Truman foi adotado quando nasceu por Christof, e passou a ser filmado 24 hrs todos os dias, e seu programa virou um enorme sucesso. Uma atriz que vai sair do programa pretende contar a verdade à Truman, sendo impedida, e tudo que consegue dizer é “Todos fingem!”. Isso deixa Truman desconfiado e as pessoas em alerta, sempre que ele faz algo fora do comum, aparece alguém para impedir ou quando acontece algo de errado, logo arrumam uma explicação que para a gente pode ser inútil, mas para ele que foi criado a base de mentiras, só sabe da vida que o produtor do programa quer que ele saiba, as explicações chegam a ser convincentes. Ao longo do filme, Truman, começa a perceber que é vigiado, situações estranhas acontecem e ele decide fugir da cidade, é aí que descobre que sua vida é um programa de televisão e ele é o protagonista. Todas as pessoas com que convive são atores e a ilha onde mora é artificial, assim como o mar, a praia, a lua e tudo o que o cerca, exceto ele.
O filme é um drama sim, porque mostra um abuso exacerbado da imagem de uma pessoa, expondo-a como produto de consumo e entretenimento, resultando em altos lucros para a agência criadora do programa. Para que não possa escapar do mundo artificial onde vive, os produtores criaram situações que o deixaram