Resenha Crítica: O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE - Clarice Lispector
PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
KARINNE DIAS FERNANDES
RESENHA CRÍTICA: O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE
Clarice Lispector
Resenha Crítica apresentada à disciplina
Literatura Infanto-Juvenil do curso de
Graduação em Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento Regional.
Professora: Lissandra Lira
Lajedo-PE
RESENHA CRÍTICA: O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE - Clarice Lispector
O livro escrito por Clarice Lispector conta a história do coelho do seu filho Paulo, o coelho chamado
Joãzinho, que cheirava ideias, e descobre uma maneira de sair de sua jaula quando não há mais comida. Os seus donos percebem e não deixam de dar-lhe comida, não deixam mais faltar.
O Coelho mesmo com a jaula cheia de comida continua a fugir, ele deseja muito mais que comida, e sua vida passa a ser “comer bem e fugir, e sempre de coração batendo”. O coelho deseja muito mais que comida e ficar preso em uma jaula, ele deseja liberdade, e torna-se um coelho pensante. Um coelho que cheira ideias, até achar uma forma de sair de sua jaula, de grades com espaços estreitos, onde não da para um coelho gordinho passar, onde a tampa é pesada para ele levantar, e ele consegue.
Esse é o seu grande mistério, que leva o leitor a fazer investigações, procurar pistas, elaborar soluções, resolver enigmas. Leva o leitor a brincar de ser coelho, leva o leitor a colocar-se no lugar do outro, sentir na
“pele” o que o outro sente, e a partir daí, procurar resolver seus problemas, entender o que se passa.
É um livro riquíssimo, onde a imaginação tem muito espaço para ser usada, onde a história se estende além do livro, em busca de uma resposta ainda não encontrada para esse mistério.