Resenha Crítica o Futuro de uma Ilusão
Dentro da civilização, Freud mostra que o ser humano vai usar o seu conhecimento, tanto para dominar a força da natureza afim de realizar suas necessidades, quanto para a distribuição dessas riquezas que nós temos acesso. Lê-se riquezas, como materiais, sociais,culturais.
Nessa civilização, onde o individuo está inserido, por fim, acaba sendo um fardo a ele mesmo, devido as regras, leis, que deve seguir dentro dela. Mas que ao mesmo tempo, são necessárias para manter uma sociedade organizada. O individuo deve trabalhar, ser responsável pelos demais, amigos, família. Em uma parte da história da vida do ser humano, ele próprio teve que se separar suas condições instintivas, onde entra o ‘’certo e errado’’, as regras para se viver bem em sociedade, sem conflitos. Freud nos mostra no texto, que o individuo apenas segue essas regras devido ao fato que se ele for contrário a elas, acaba por ser impune pelos fatores externos,sociedade, de alguma maneira. Isso se mostra, em situações secundárias em que ele não é impune, acaba fazendo determinadas ações, como mentir, agredir verbalmente, maltratar,etc. Que são vistas como ''erradas'' pela sociedade.
É abordado o importante papel da religião dentro da civilização, que induz o individuo a seguir as regras para manter uma sociedade organizada. Onde o homem obedece as leis do ‘’ Suposto Deus’’, aquele que é colocado pela própria religião , porque sabe que realizando-as de maneira correta ficará livre do ‘’inferno’’, o nosso próprio tormento da alma. E também vai ganhar suas regalias ( vida eterna, paz, plenitude, etc ).
As leis