Resenha crítica: A natureza do espaço: Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2002 [1996].
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais-FAFIC.
Departamento de História-DHI.
Disciplina: Geografia Humana e Econômica.
SANTOS. Milton. A natureza do espaço: Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2002 [1996].
Resenha crítica: Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional.
No segundo capítulo do seu livro “A natureza do espaço”, Milton Santos trás uma análise que busca compreender a história do meio geográfico, bem como representa um estudo que tenta fazer uma periodização do mesmo. Deste modo, os períodos são divididos entre: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico – informacional.
Através de suas ponderações o autor conceitua cada um dos períodos do meio geográfico, de modo a evidenciar as suas especificidades. No que se refere ao meio natural, explicita que este é marcado pelos tempos lentos da natureza em que está última comandava as ações humanas, que teria que se adaptar aos sistemas naturais, assim em síntese:
“Quando tudo era meio natural, o homem escolhia da natureza aquelas suas partes ou aspectos considerados fundamentais ao exercício da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas, essas condições naturais que constituíam a base material da existência do grupo.” 1.
De acordo com a sua interpretação, portanto nesse período havia uma harmonia sócio espacial, em que a sociedade territorial produzia comportamentos em que o objetivo era a preservação e continuidade do modo de vida.
O que caracteriza (singulariza) o meio técnico, então? De que modo ele se diferencia do meio natural? Segundo o próprio Milton Santos, este é um período que vê a emergência do espaço mecanizado, em que o espaço no que cerne ao seu componente material é formado tanto pelo “natural” quanto pelo “artificial”. Outra característica fundamental deste período em questão é justamente que as áreas, espaços e regiões vão se