Resenha crítica "a guerra dos rochas"
FACULDADE DOM PEDRO II
CURSO DE BACHARELADO SERVIÇO SOCIAL
Amando Marques de Carvalho Filho
Filme : “A Guerra dos Rochas”
Salvador
2013
Amando Marques de Carvalho Filho
Atividade elaborada como avaliação da I Unidade–3AN - Analisar os aspectos Sociais que impactam a família com relação ao filme.
Disciplina Gerontologia, do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Dom Pedro II.
Docente: Prof.ª Viviane Conceição
Salvador 2013
A importância da família na manutenção da qualidade de vida dos idosos é fundamental. Ao assistir o filme “A Guerra dos Rochas” – Direção Jorge Fernando – Origem Brasil – Ano 2007 - uma comédia onde o personagem principal é a matriarca da família D. Dina Rocha uma velhinha mãe de três filhos bem sucedidos e casados onde ela ao longo da vida criou com todo carinho e zelo e se depara com uma situação bastante corriqueira nos lares brasileiro e de todo o mundo. Viúva de um membro do exército brasileiro, uma pessoa muita engraçada e divertida que não tem para onde ir e que vive sendo rejeitada por seus filhos, ao ponto de não ter onde morar.
Ser idoso não seguinifica ser fraco e D. Dina era dotada de bastante força, as debilidades físicas oriundas da sua idade não lhe impediam de seguir sozinha sua vida e interferir na vida da família, pois seus filhos não tinham controle e não exerciam o poder nas suas próprias famílias.
Um familiar idoso pode ter diferentes dificuldades no contexto familiar, depende da forma de sua estrutura, podemos verificar que no filme o problema não era de vulnerabilidade financeira e sim de ordem afetiva e princípios morais, onde a busca do ter supera o ser, neste caso o “ninho vazio” se evidencia, pois seus três filhos constituem famílias através do