resenha crítica visita tecnica
OBJETIVOS:
Que no final da aula o aluno seja capaz de compreender os diversos processos de deposição metálica com fins protetores e estéticos e que seja capaz de escolher o melhor processo para uma determinada aplicação.
INTRODUÇÃO:
A deposição de revestimentos metálicos aplicados a substratos, em geral metálicos, com o intuito de proteger contra corrosão não é um assunto novo. Existem vários processos pelos quais protege-se um substrato metálico contra corrosão, entretanto o mais usual é a eletrodeposição de metais diversos. Outro processo muito utilizado é o “electroless” ou deposição química onde não se aplica corrente para que ocorra a redução, esta ocorrerá por meios catalíticos. A oxidação também é muito utilizada.
Eletrodeposição
A primeira bateria, a pilha voltaica, foi inventada por Alexandre Volta. Logo após, por volta de 1803, esta invenção o ouro foi eletrodepositado sobre moedas de prata. Já em 1833-34 Faraday havia definido as duas leis que governam a eletrólise. Após estas descobertas a tecnologia da eletrodeposição de metais tem crescido ao longo dos anos.
Para se eletrodepositar um metal sobre um substrato também metálico é necessário termos uma célula eletroquímica composta de catodo, ânodo, eletrólito e fonte de corrente. O catodo é a peça ou substrato sobre o qual vamos depositar o metal. O anodo em geral é do metal que será eletrodepositado e o eletrólito comumente chamado de banho é a solução contendo os íons metálicos a serem eletrodepositados.
Teoria das Reações de Eletrodo que governam a eletrodeposição de metais.
1- Leis de Faraday a- Primeira lei diz: a massa do produto gerado é proporcional à quantidade de energia. Então:
M = Kit MI
b- Segunda lei diz: as massas das várias substâncias formadas pelo processo da eletrólise é proporcional ao respectivo peso equivalente. Assim:
M1 Eq1
Destas duas