Resenha crítica: tecnologia de informação e desempenho empresarial no gerenciamento de seus projetos: um estudo de caso de uma indústria
Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de seus Projetos: um Estudo de Caso de uma Indústria
Autores: Alberto Luiz Albertin Rosa Maria de Moura Albertin
Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin apresentam um estudo de caso sobre o uso da Tecnologia de Informação no desempenho empresarial. Os autores identificaram e apresentaram os principais benefícios oferecidos pela TI, a relação com os processos da empresa e a sua aplicação no gerenciamento de projetos da TI.
Albertin e Albertin defendem que o aproveitamento dos benefícios do uso da TI no desempenho empresarial acontecerá por meio de processos e estratégias definidas e apoiadas pela TI, o seu uso tanto na infraestrutura e nas aplicações dos processos organizacionais, oferecerá benefícios de custo, qualidade, flexibilidade, produtividade e inovação. Os autores também defendem que para uma organização a assimilar e utilizar a TI, é necessário à utilização de projetos para a existência de um objetivo predeterminado, com qualidade, prazo, orçamento, complexidade, urgência, entre outras características que determinaram também o ciclo de vida do projeto.
No estudo de caso, quatro projetos foram criados para mostrar como a área de Tecnologia de Informação é necessária para o desempenho da empresa, todos os projetos foram trabalhados em conjunto com outras áreas e ficou claro que a TI é necessária para o desenvolvimento de todas as áreas da empresa, esse vinculo do TI com outras áreas permitiu a criação de uma visão comum entre ambas às partes.
Esse estudo levantado pelos autores Alberto L. Albertin e Rosa Maria de M. Albertin, nos levou à uma visão da área da Tecnologia da Informação que já é conhecida pelos principais estudiosos dessa área, mesmo assim, foram levantados pontos relevantes, como a deficiência das empresas para analisar de forma confiável os investimentos e gastos com TI, deixando a área de lado no desempenho da empresa,