Resenha crítica psicologia na comunidade, alberto abib andery
A psicologia tradicional tem a sua atenção voltada para consultório particular e individual, sala de experimentos, discussões acadêmicas e empresas industriais. Devido a esta visão curta da psicologia direcionada somente a elite, fez com que, desviasse a atenção às classes baixas de comunidades populares.
È desta visão estereotipada que a psicologia na comunidade se entrega com seus recursos de conhecimentos e técnicas psicológicas para melhora da qualidade de vida das pessoas e grupos da comunidade.
A psicologia na comunidade se aproxima do cotidiano das pessoas e instituições onde vive para incluí-los dos benefícios que a ciência da psicologia proporciona. O psicólogo como eterno aprendiz, procura não só beneficia-los daquilo que ele tem de saber, mas também procura renovar seus conhecimentos entendendo as situações que os indivíduos passam e adquire novos conhecimentos metodológicos e técnicas para aproximar-se de uma verdadeira construção social.
A sociedade contemporânea, com as mudanças tecnológicas, culturais, sociais, econômicas e socioambientais é uma forma de entender a sobrevivência do homem e seu comportamento social e também importante na modificação de seu comportamento, visando à prevenção e intervenção com objetivo da melhoria da competência social e o que é adaptativo.
Trabalhando em ambientes familiares, onde os problemas aparecem, indo até o cliente, entre outros, sendo acessíveis nos locais onde a necessidade surge e reduzindo a distancia social entre profissional e a quem ele ajuda. Sabendo quais são os verdadeiros problemas, o profissional pode programar-se e inovar, a partir da necessidade e preocupação dos membros da comunidade, interagindo sobre os fatos da realidade existente: problemas de saúde mental, desgastes e stress emocional que levam muitas vezes a problemas psiquiátricos e devem ser encarada como fatores de falta de habitação, emprego, educação, creches,