Resenha crítica produção de texto: introdução ao tema
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
RESENHA CRÍTICA:
PRODUÇÃO DE TEXTOS: INTRODUÇÃO AO TEMA
RESENHA CRÍTICA1 “Produção de textos: Introdução ao tema”
REFERÊNCIAS:
LEAL, Telma F. & MELO, Kátia L. R. Produção de textos: Introdução ao tema. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
CARVALHAL, T. F. Literatura Comparada. São Paulo, Ática, 2006.
No primeiro capítulo do livro "Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental", as autoras buscam atentar para o ato da escrita e suas implicações quanto a formação de pessoas capazes de produzir textos dentro e fora das escolas. Tratam também de como isso é trabalhado com alunos em sala de aula, a frequência dessa prática e o incentivo dado pelo corpo docente.
Telma Ferraz Leal e Kátia Leal Reis de Melo, trazem no início do capitulo, alguns trechos de depoimentos de pessoas comuns, com profissões distintas, que utilizam a escrita em seu cotidiano. Para tratar do tema dando a atenção necessária, dividiram-no em quatro partes que pretendem facilitar o entendimento e desvendar problemas frequentes, assim como mostrar soluções para a questão.
Produzir textos na escola e fora dela...
As autoras trazem o depoimento de Muniky, Diana e Maria da Glória, três mulheres de idades e profissões diferentes, ou seja, vidas diferentes. No entanto, têm algo em comum, elas escrevem diariamente; escrevem e-mails, recados, listas de compras, mensagens, receitas, atualizam suas agendas. Assim como as pessoas que aparecem no livro como exemplo, todos nós escrevemos para interagir e agir na sociedade.
Não existe maneira de estar totalmente segregado do universo da escrita convivendo em sociedade, mas dominar esse mecanismo requer conhecimento das limitações que cada pessoa tem e o trabalho para supera-las.
Ao lado de uma boa escrita deve existir uma boa leitura, é