Resenha crítica período Românico
História da Arquitetura
Fabrício J. Camargos Silva
ATIVIDADE ACADÊMICA
RESENHA CRÍTICA
Bom Despacho, MG.
2015
Fabrício J. Camargos Silva
ATIVIDADE ACADÊMICA
RESENHA CRÍTICA
Trabalho referente à Disciplina História da Arquitetura – resenha crítica com base no texto de Jan Gympel e Emily Cole sobre a arquitetura românica.
Orientadora: Liliane Faria Correa Pinto
Bom Despacho, MG.
2015
FICHAMENTO:
GYMPEL, Jan. História da Arquitetura da Antiguidade aos nossos dias. Colônia – Alemanha, Könemann, 1996, p. 20-29.
Estudou jornalismo e teatro na Universidade de Livre de Berlim, Escreveu sobre diversos assuntos e seus tópicos incluem cinema e televisão, preservação e património arquitetônico, transporte (especialmente elétrico e metro) e história de Berlim.
COLE, Emily. História ilustrada da arquitetura. São Paulo: Publifolha, 2013, p. 184-199.
É historiadora da arquitetura e trabalha no English Heritage (departamento do patrimônio histórico da Inglaterra). Como editora-geral deste livro teve a colaboração de mais doze especialistas.
Define os tipos de construções, técnicas e nomenclaturas utilizadas.
RESENHA
Após leitura e reflexão sobre os dois textos sugeridos sobre o período Românico é possível fazer a seguinte análise: Gympel reflete mais sobre os aspectos históricos do período em questão. Destaca o colapso do império romano após as constantes invasões bárbaras e a consequente instabilidade em toda Europa. Contudo, o poder religioso, ao contrário, teve aumentado sua influência sobre os povos através de postos de cultura avançados. Em consequência disso surgiram povoados ao redor dos conventos como meio de construção de conhecimento. O período é marcado pelo regresso as construções em pedra, exclusiva, quase literalmente à igreja, devido sua ligação com o império. Este pacto influenciou também na definição das plantas das igrejas, onde aparece a