RESENHA CRÍTICA: MARCINEIRO, Nazareno. Polícia Comunitária: Construindo Segurança nas Comunidades. Florianópolis: Insular, 2009

2230 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Acadêmicos: Krislei Oechsler
Diego Coradini Crescêncio
Anderson Castro de Oliveira
Leonardo de Souza

RESENHA CRÍTICA: MARCINEIRO, Nazareno. Polícia Comunitária: Construindo Segurança nas Comunidades. Florianópolis: Insular, 2009.

1. CREDENCIAIS DO AUTOR

Nazareno Marcineiro é Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, nascido na cidade de Criciúma-SC em 08/12/59. É formado no Curso de Formação de Oficiais em 1982, (CFO) na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina e em Educação Física em 1985, pela Escola de Educação Física da Policia Militar do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Gestão Estratégica da Segurança Pública, pela UNISUL. Mestre em Engenharia de Produção e Sistema formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2001. Concluiu Doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistema da UFSC. É membro do Grupo Técnico de Polícia comunitária da SENASP e Professor do Curso de Tecnologia em Gestão da Segurança Pública da Universidade do Sul de Santa Catarina e de Gestão da Qualidade nos cursos nacionais de polícia comunitária. Atualmente é comandante da Polícia Militar de Santa Catarina.

2. CAPÍTULO 7: Policiamento comunitário na sociedade democrática

O texto analisado nesta resenha versa especificamente sobre os capítulos 7- “Policiamento Comunitário na Sociedade Democrática” e 8- “Conclusões”, do livro “Polícia Comunitária: Construindo Segurança nas Comunidades”.
No início do capítulo 7 o autor aponta a necessidade de levantar algumas questões filosóficas sobre a implantação da Polícia Comunitária numa sociedade livre e democrática, que prevê limites constitucionais para a ação policial para promover garantias e direitos individuais aos cidadãos. Sob a necessidade do policiamento comunitário se miscigenar com a comunidade, o autor destaca que poderia

Relacionados