Resenha Crítica - Ler e Compreender
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. 2006. Ler e Compreender Os Sentidos do texto. São Paulo: Contexto. ISBN 85-7244-327-4. 216 p.
RESENHA
Várias obras acerca da leitura e compleição de textos foram publicadas nos últimos anos, pelo mercado editorial, todas produzidas no âmbito da linguística, linguística aplicada e, até mesmo, da educação. A procura por pesquisas nestes termos pode ter sua justificativa nas brechas referentes à alfabetização e na formação de adultos e jovens leitores. Sendo muito importante para a formação do leitor, as produções existentes direcionam abordagens de formas teóricas e aplicadas para a leitura e entendimento das produções textuais.
Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias, em seu livro Ler e Compreender: os sentidos do texto, (Editora Contexto) estuda as atividades discursivas e a suas marcas na materialidade linguística, aborda também questões gerais relativas a produção do sentido comuns a modalidade escrita e falada e ainda se detém no estudo da construção dos sentidos no texto falado. Ingedore conduz o leitor a reflexão das questões que envolvem o contato com os diversos textos da vida cotidiana, os gêneros do discurso, estes, utilizados entre as práticas sociais como anúncios, avisos, artigos de jornais, receitas, guias turísticos, manuais de instruções e etc. Exercitam a capacidade humana de relacionar-se com os diferentes gêneros textuais determinados pelas características temáticas, composicionais e estilísticas. Apresentam de uma forma objetiva e didática, os artifícios utilizados pelo leitor no processo de leitura e construção de sentido. Observa-se claramente uma crítica sobre a maneira como as escolas trabalham com a tipologia textual, com uma espécie de distanciamento das práticas sociais e o gênero passa a atual de forma artificializada como objeto e ferramenta de trabalho para o desenvolvimento da linguagem de forma didática, visando objetivos precisos e definidos.