Resenha Crítica - Ensino Reflexivos as praticas esportivas
Através de estudos, discussões, e reflexões profissionais da área da Educação Física nota-se o quanto, aos poucos, esta disciplina está sendo desvalorizada pelos alunos, pelos pais, e até mesmo por professores de todas as áreas de ensino. Este problema torna-se visível pelo fato de haver um aumento no desinteresse dos alunos pela prática desta disciplina.
Os pais, muitas vezes, desconhecem os conteúdos, os objetivos e a importância da atividade física, assim, não incentivam os filhos a participarem das aulas e não questionam sobre como está à aula de educação física da mesma forma que questionam sobre conteúdos das demais disciplinas do currículo escolar.
Os professores destas disciplinas também desconhecem o valor da atividade física na idade escolar e, naturalmente, vão se distanciando, em nível de trocas de experiências e de planejamento, dos professores de educação física. O profissional de Educação Física deve estar preparado para atender estas exigências e outras, de igual relevância. Ainda, nos PCNs encontramos que a educação física “é a área do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentidos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde” (Brasil, 1998, p.62).
A Proposta do Ensino Reflexivo na Iniciação Esportiva
Adotar aspectos metodológicos é de suma importância no processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Coelho (1993), a aprendizagem “é o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maduro que se expressa diante de uma situação problema, sob a forma de mudanças de comportamento em função da experiência”.
Para Rochemburg (1999) a aprendizagem constitui-se por processos de assimilação e equilibração baseados nas experiências vividas pelo indivíduo. Para obter resultados positivos é necessário que o professor conheça o meio em que o aluno se insere para melhor aplicar as possibilidades pedagógicas.