Resenha Crítica - Ensaio sobre a cegueira
460 palavras
2 páginas
O Ensaio Sobre a Cegueira é um romance do autor português José Saramago conhecido por sua literatura complexa e polemica. O livro conta a história de epidemia de cegueira diferente abordada no livro como cegueira branca, essa epidêmia assola sobre uma grande cidade que não é informada no contexto. Essa cegueira era difrente das outras pois ao invés das pessoas ficarem presas na escuridão se sentiam nadando em um mar de leite. Ela se manifestou primeiramente em um homem no trânsito sem nenhuma explicação aparente e logo espalhou-se pela cidade. A epidêmia foi se espalhando e aos poucos todos acabaramm cegos e reduzidos a criaturas lutando por suas vidas, tentando manter no minimo suas necessidades básicas e expondo seus instintos de sobrevivência. Com a evolução da epidêmia os efetados pela cegueira branca são isolados em um sanatório em quarentena e não demora muito para o service de saúde comese a falhar. A história tem como uma das personagens principal a esposa do médico que aparentemente é a unica a não ficar cega.
O autor em momento algum tem o foco em desvendar a causa ou a cura da doença, mas sim mostrar a sociedade se alto destruindo e se desmoronando após perde tudo aquilo que considerava civilizado e excensial, levando os afetados pela doença mostrarem o que realmente são, e escancarando o melhor ou o lado mais viu de cada um.
Enquanto vemos o retrato do colapso dessa civilização, acompanhamos também um grupo de pessoas tentando sobreviver e reencontrar a humanidade perdida. O mundo branco dessa cegueira leva a essas pessoas a percepções das ações huamanas, a narrativa transforma-se em um registro da sobrevivência física dessa grande massa contaminada e também a recuperação ou degradação de seus mundos emocionais e a tentative de manter o minimo de suas dignidades. Muito mais do que olhar, o importa é reparar no outro e no todo. Somente assim nós podemos nos re-humanizar e começar a perceber a importancia das pequenas coisas e não ser confomistas