Resenha Crítica do Texto Discurso do Método
Discurso do Método:
Para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas Ciências
No texto estudado, o autor fala sobre os quatro delineamentos característicos da filosofia moderna: autonomia da filosofia , orientação, interesse pelo método, e o antropocentrismo.
Logo no início, o autor relata um pouco da sua vida. Estudou Letras na Europa, mas buscava algo além do que havia aprendido na Universidade, mesmo gostando de ler e conhecer as diferentes culturas.
Durante a sua juventude viajou, conheceu exércitos e nesse mesmo período já fazia parte do seu entendimento a diferença dos seres humanos para os animais, que nada mais é do que o Senso Comum.
Descartes dizia que, para conhecer a verdade, é preciso, colocar todos os nosso conhecimentos em dúvida. É necessário questionar tudo e analisar, se existe algo na realidade de que possamos ter total certeza e partir do princípio que o bom senso é igual entre os seres humanos, porém que a divergência de opiniões não se refere a racionalidade, e sim aos diversos pensamentos das pessoas.
Mesmo alinhando às letras, porém no princípio crendo que a matemática parecia mais correta, ele deixou a filosofia tradicional porque procurava uma Ciência que pudesse ser localizado nele mesmo. Entretanto, as ideias dos homens eram muitas, como as opiniões da filosofia que ele deixou. Descartes queria se desfazer aos poucos dos equívocos que o faziam com que ele não ouvisse a sua própria razão.
Ao destacar que a individualidade pode fazer com que os pensamentos sejam repensados, onde as pessoas fazem seu próprio espaço, buscando a verdade que procuram, e que está na alma e no espírito. Para ele, é não é necessário construir o conhecimento sobre antigas fundações.
Chegou a afirmar, por exemplo, que nossos pais não nos deixam usar a racionalidade desde crianças. Nesse raciocínio, criou, nas suas características, as 4 regras do método que são as de nunca aceitar algo como