RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL EM EDIFICAÇÕES”
749 palavras
3 páginas
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO “SUSTENTABILIDADE E CONFORTO AMBIENTAL EM EDIFICAÇÕES”Através do desenvolvimento tecnológico, hoje em dia, é possível viver/permanecer, confortavelmente, nas edificações sem depender unicamente do ambiente exterior. Com esse desenvolvimento é possível criar ambientes favoráveis para a maioria das pessoas, tanto na climatização, quanto na acústica e na iluminação.
Foi na década de 1990 que surgiu o conceito de sustentabilidade, gerado por uma conscientização de que o meio ambiente já havia sofrido bastante com os rejeitos recebidos das atividades humanas, de modo que já havia gerado diversas crises enérgicas, causadas por uma necessidade de otimização de tempo e de beleza do edifício, deixando de lado soluções passivas de climatização.
A sustentabilidade aplicada à construção de edifícios tem como enfoque o conforto ambiental, as dimensões sociais e econômicas. Essas questões estão diretamente ligadas umas as outras, considerando que, diminuindo gastos com climatização, iluminação e ventilação artificiais, contribuímos com o ambiente e com os aspectos econômicos, e sempre levando em consideração o conforto do espaço.
É importante que a economia tanto de recursos durante o funcionamento e tanto dos resíduos durante a obra, esteja ligado ao conforto para os ocupantes do edifício.
As ações sustentáveis no Brasil engloba a fase da obra, focando na redução de geração de resíduos sólidos. Porem o mais correto é agir de acordo com um sistema de certificação ambiental, como o LEED, equilibrando todos os aspectos da sustentabilidade durante o funcionamento da edificação.
A SENSAÇÃO DE CONFORTO
A sensação de conforto é individual, é praticamente impossível conseguir condições agradáveis a todos, é por esse motivo que existem normas técnicas que fornecem critérios em quantidades para que possa agradar a maioria dos ocupantes. Tais critérios cabem ao projetista desenvolver considerando termos de variáveis ambientais ou de grau de satisfação