Resenha crítica do texto: O entre-ugar do discurso Latino-americano
Centro de Ciência Humanas Letras e Artes
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Disciplina: Literatura brasileira II
Professora: Wilma Martins Mendonça
Aluno: Wilberto Holanda de Luna Matrícula: 11023697
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1978.
Publicado no livro Uma literatura nos trópicos, este ensaio ensaio discorre sobre a depedência a cultural e a influência do colonialismo europeu sobre a nossa cultura e literatura no processo de formação da indentidade da literatura . Na ordem cronológica, aparece em primeiro plano no sumário, seguido destes outros: Retórica da Verossimilhança, Eça, autor de Madame Bovary, O Ateneu: contradições e perquirições, A bagaceira: fábula moralizante, Os abutres, Caetano Veloso enquanto superastro, Bom conselho, O caminho circular da ficção, O assassinato de Mallarmé e, por fim, Análise e interpretação.
Resenhado por Wilberto Holanda de Luna, graduando do curso de letras da Universidade Federal da Paraíba
A partir de um leitura minunciosa do texto de Silviano Santiago, vemos uma profunda reflexão por parte do autor sobre o processo de colonialismo que aconteceu na América Latina; o autor se situa realmente como um ensaísta que se arma de pressupostos não só dos Estudos Literários, mas também do conhecimento de outros Estudos Culturais como Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Etnologia, todas estas ciências são usadas como embasamento para suprir a necessidade de fundamentar a argumentação do discurso; o autor tenta de forma extremamente coesa e coerente analisar, comparar e (re)interpretar problemas que ainda são cotidianos como como o preconceito entre metrópole e colônia, colonizador e colonizado, europeu e latino-americano; Silviano faz uma análise