RESENHA CRÍTICA DO TEXTO DE GILBERTO VERGNE SABOIA: O BRASIL E O SISTEMA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
Curso: Direito; Período: 10º ; Faculdade: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
Data: 25/09/2013; Disciplina: Direitos Humanos
Professor Msc.: Lúcio Izidro da Silva
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO DE GILBERTO VERGNE SABOIA: O BRASIL E O SISTEMA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
O Embaixador Gilberto Vergne Saboia, em votação realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 17 de novembro de 2011, foi reeleito para integrar a Comissão de Direito Internacional (CDI), com o expressivo apoio de 159 países. O Embaixador Saboia possui grande experiência em fóruns multilaterais e é especialista em questões jurídicas e políticas, em particular em matéria de direitos humanos. Atual Embaixador do Brasil nos Países Baixos e Representante Permanente junto à Organização para a Proibição das Armas Químicas, o Embaixador Saboia, entre outras funções relevantes, presidiu o Comitê de Redação da Conferência Mundial para os Direitos Humanos, em Viena (1993); chefiou a Delegação brasileira na Conferência para o Estabelecimento do Tribunal Penal Internacional, em Roma (1998); foi Secretário de Estado para os Direitos Humanos, entre 2000 e 2001; e Subsecretário-Geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, entre 2002 e 2003. O Embaixador Saboia já ocupava assento na CDI desde 2007, onde deu continuidade à valiosa contribuição do Embaixador João Clemente Baena Soares, membro da Comissão entre 1997 e 2006.
Em seu artigo intitulado O Brasil e o sistema internacional dos direitos humanos, Saboia aborda a temática de direitos humanos, fazendo um relato das origens dos mesmos até a contemporaneidade, todavia, para se chegar até onde estamos, foram percorridos caminhos, muitas vezes sangrentos de luta pela dignidade de se viver bem e não ter seus direitos desrespeitados.
O autor nos faz perceber que vivemos em um sistema complexo e coletivo, em virtude disso, faz-se necessário uma maior integração de toda sociedade, bem como outros países na luta