Resenha crítica do filme "a missão"
Liliane Corrêa
RESENHA CRITICA DE FILME
“A Missão”
Vitória
2012/2
Liliane Corrêa
RESENHA CRITICA DE FILME
“A Missão”
Trabalho de Licenciatura elaborado pela aluna do curso de pedagogia 5º período. Instituto de Ensino Superior FAVI. Professora Orientadora:
Vitória
2012/2
O filme “A Missão” relata uma historia baseada em fatos reais, ocorrido em meados do século XVIII, o filme foi um dos grandes marcos nas telas do cinema obtendo o êxito da conquista da Palma de Ouro no Festival de Cannes, ele foi dirigido por Roland Joffé e teve como elenco estelar liderado por Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson.
Teve suas cenas de puro drama exibidas nas telas do cinema em 1986 expondo a trágica luta enfrentada pelos índios naquela época, que eram caçados e forçados a servir como escravos nas plantações dos colonos Europeus. O filme é inspirado pela luta dos missionários da ordem religiosa jesuíta que tinham como fonte de inspiração o amor, e a pregação da fé cristã, onde existia uma falsa ideia de que os índios que fossem convertidos estariam a salvo da escravidão.
Quando as primeiras cenas aparecem um homem faz uma breve introdução do que os telespectadores irão desfrutar e o que podem esperar dessa intrigante historia, ele está a ditar uma carta, que será destinada a “Santidade” assim tratada pela igreja. Em sua carta ele diz uma frase que resumi bem o desenrolar do filme “os índios estão livres outra vez para serem escravizados por colonos espanhóis e portugueses”.
O filme retrata o período da chegada dos bandeirantes às Missões, onde se iniciou o confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que já conheciam a música clássica, a escrita, e a Bíblia, são obrigadas à exclusão da catequização dos índios por conta da pressão e da possível extinção da ordem jesuíta, ficando estes à mercê dos bandeirantes paulistas.
No encaminhar das cenas se