RESENHA CRÍTICA DO CAPITULO 2 DO LIVRO METOLOGIA DA PESQUISA, Um guia prático.
Metodologia da Pesquisa: Um guia prático(VIA LITTERARUM, 2010, 85 páginas) os autores Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros no capítulo 2 trazem um conjunto de ideias referentes à metodologia da Pesquisa, seus conceitos e significados; tipos de pesquisa; fases e etapas da pesquisa para instrução do universitário, obtendo os mecanismos necessários para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
No capítulo 2 da obra, os autores iniciam para um conhecimento geral alguns conceitos e significados de Pesquisa. Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social. Pesquisa é, portanto o caminho para se chegar à ciência, e por fim ao conhecimento. Após entender os conceitos e significados do que é pesquisa, o estudante necessitará utilizar um tipo de pesquisa adequada para o seu projeto de trabalho. É na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. A importância de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.
Existem várias formas de classificar as pesquisas, a depender da natureza, da abordagem (assunto), do propósito (objetivo) e dos procedimentos efetivados para alcançar os dados (meio).
As formas clássicas de pesquisa são:
PESQUISA BÁSICA
PESQUISA APLICADA
PESQUISA QUANTITATIVA
PESQUISA QUALIFICATIVA
PESQUISA FACTUAL
PESQUISA FENOMÊNICA
PESQUISA EXPLORATÓRIA
PESQUISA DESCRITIVA
PESQUISA EXPLICATIVA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
PESQUISA EXPERIMENTAL
PESQUISA DOCUMENTAL