Resenha Crítica - Ditadura militar, a influencia dos EUA
Os EUA tiveram um papel fundamental na Ditadura Militar no Brasil. Foram eles que forneceram apoio político e logístico para que o golpe de 1964 se realizasse. Isso aconteceu porque o presidente da época, João Goulart , segundo os EUA mostrava-se atraído pelo bloco comunista e eles não podiam deixar outro país socialista surgir na América depois de Cuba. Documentos liberados recentemente naquele país comprovam isso. Logo após o golpe, um líder norte-americano enviou uma carta ao presidente Castelo Branco, elogiando o golpe que tiraria a democracia de cena até 1985.
Isso porque eles se dizem "propagadores" e "defensores" da liberdade, democracia e direitos humanos, dá para acreditar?
Além de financiar a ditadura do Brasil, os EUA financiaram as ditaduras do Chile, Argentina, Uruguai, Haiti, El salvador, Guatemala, Bolívia, entre outros países. E eles ainda espalham essa conversinha de direitos humanos e liberdade e não sei o quê. E o pior: caímos nessa “furada”
A “Operação Brother Sam" mostra a parcela de responsabilidade dos EUA sob os anos perdidos de falta de democracia e degradação socioeconômica que o Brasil passou durante a ditadura.
Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época.
Eles inventaram a doutrina da "ameaça comunista" para justificar seus atos mesquinhos e hediondos contra a nossa nação. João Goulart saiu do país se refugiando no Uruguai e a partir daí os militares tomaram conta do Brasil.
Estudantes, organizações populares e sindicatos de trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político. Alguns exemplos é a UNE (União Nacional dos