Resenha Crítica de TARDIF, MAURICE
TARDIF, Maurice.
Saberes docentes e formação profissional
. Petrópolis: Vozes, 2002.
A educação é um processo psicossocial, realiza a internalização de sentidos envolvendo atores sociais por meio da interação. Dentre estes atores da educação, está o professor, sobre o qual Maurice Tardif escreve em seu livro “ Saberes docentes e formação profissional”, apresentando as várias problemáticas da atividade docente.
O“ processo de formação do ser humano guiado por representações explícitas que exigem uma consciência e um conhecimento dos objetivos almejados pelos atores educativos[...]”
(TARDIF, 2002, p. 151) é chamado de educação. Para afirmar a educação como interação, Tardif parte do pressuposto de que a prática educativa constitui uma das categorias fundamentais da atividade humana (IBIDEM, p. 152), como a socialização, e apresenta a discussão como o meio educativo no qual a formação ocorre (IBIDEM, p. 165).
Maurice Tardif define os professores como pessoas que possuem saberes sociais e saberes pedagógicos, portanto saberes docentes, profissionais. No entanto, há uma relação problemática entre os professores e os saberes, mais problemática que entre os professores e os alunos. É a problemática do saber docente, que é composto de vários saberes provenientes de diferentes fontes (op. cit., pp. 31-32). “ Pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e dos saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (op. cit., p.36). Há uma consonante complexidade de elementos a ser estudada na definição do saber docente.Tardif (op. cit., p. 39) caracteriza o professor ideal como “ alguém que deve conhecer sua matéria, sua disciplina e seu programa, além de possuir certos conhecimentos relativos às ciências da educação e à pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência cotidiana com os alunos” .
O professor age