Resenha Crítica da exposição Gêneses (Sebastião Salgado)
ALUNO: MARCELO DA COSTA
FOTOGRAFIA AUTORAL - PROFESSORA NICOLE CHAGAS LIMA
Resenha Crítica de Exposição
1) Contextualize a exposição, mostrando qual é a intenção (questão/ debate) do autor/artista.
- É o resultado de oito anos de trabalho percorrendo o planeta em busca da vida que ainda permanece intocada e preservada, cuja intenção, advinda de uma profunda especulação acerca das questões sociais e ambientais atuais, é chamar a atenção para a necessidade de repensarmos no rumo que a sociedade está seguindo, que ainda há tempo de resgatarmos nossa conexão com a natureza.
2) Resuma e descreva o você viu com suas próprias palavras, sem usar nenhum adjetivo.
- Segundo informações, são 245 imagens que foram selecionadas para esta exposição, divididas em cinco seções geográficas com temas como montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais. Com espaços bem divididos, de maneira a conduzir-nos pelos vários ecossistemas existentes em nosso planeta, apresenta-nos uma linguagem visual bem elaborada.
3) Confronte a segunda parte com a primeira, isto é, mostre como o que você viu está de acordo (ou não) com o que o autor/artista se propôs a fazer.
- Primorosamente construída, a montagem induz-nos a acompanhar a jornada do fotógrafo pelos continentes, desvelando lugares, criaturas e civilizações cujo acesso, pessoalmente, torna-se muito difícil, daí conclui-se que sua proposta é válida porque nos permite entrar em contato com estas maravilhas da natureza que, de outra maneira, seria, para a grande maioria das pessoas, inacessível.
4) Conclua dizendo o que o autor/artista poderia ter feito e não fez, ou quais os pontos mais fortes e/ou fracos da exposição.
- Não consigo identificar características a serem melhoradas no tocante a curadoria e nem me atrevo a inquerir acerca das imagens em si, mas vejo que seria interessante, para satisfazer uma curiosidade dos profissionais da área, que a imagens