Resenha Crítica criança a alma do negócio
Criança, a alma do negócio, é um documentário com duração de aproximadamente 49min05seg, dirigido pela cineastra Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, aborda como tema central o consumo e as mídias, que realizam um grande impacto na formação de crianças e adolescentes, trazendo assim entrevistas com alguns pais e filhos provando, o dado alarmante do grande consumo por parte dos pequenos. Informa ainda sobre os problemas futuros a serem desencandeados por esse consumo excessivo.
A cineastra Estela Renner foi montadora pela MGM (Metro-Goldwyn-Mayer), roteirista e diretora de curta-metragens (vencedores de prêmios em Los Angeles) e de Sitcoms. Por sua parte, no documentário “Criança, a alma do negócio” ela questiona principalmente a ação da publicidade excessiva direcionada à crianças, nos quais são identificados os seguintes problemas: consumismo exacerbado, iniciação sexual precoce, conflitos familiares e o espirito competitivo, relacionando ainda ao amadurecimento retardado das mesmas.
Muitas vezes, as crianças por influência da mídia pedem e chegam até a insistir aos pais tal coisa (roupa, celular, sapato, etc), o que causa o sofrimento pois muitas das vezes a condição da criança não permite que ela desfrute desse mundo “aparecido” para ela por meio principalmente da TV, que é a ferramenta mais importante e mais utilizada pela mídia para as influenciar. Uma das soluções vistas nesse caso é a negação por parte dos pais, pois mesmo que a criança não entenda, ela começará a perceber que as coisas não são bem assim, logo, aprendem a lidar com o controle exercido pelos pais.
Outro meio de solucionar o problema do consumismo seria a proibição das publicidades destinadas ao público infantil, sendo esta considerada uma das mais importantes soluções apresentadas. Pois, os publicitários aproveitam da situação em que a criança está inserida para mostrar e as influenciar com comentários do tipo: “todos os seus amigos têm”, “você vai arrasar com