Resenha Crítica - Chandler
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Franciele Silva
RESENHA CRÍTICA
Ponta Grossa 2009
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Franciele Silva
RESENHA CRÍTICA
Trabalho desenvolvido na disciplina de metodologia da pesquisa jurídica como parte da avaliação do segundo semestre do ano de 2009.
Ponta Grossa
2009
CANDLER, Jorge. Toward global scholarship in public affairs. Ponta Grossa: UEPG, 2009. (Comunicação oral).
Gaylord George Candler é professor no Department of Political Science da Indiana University South Bend nos Estados Unidos.
O interesse inicial do professor George Candler é pela sua familiaridade com as literaturas da Austrália, Brasil e Canadá. O método utilizado em sua pesquisa foi de analisar por dois anos revistas e publicações com conteúdo de administração nos diferentes países e observar a fonte de suas citações.
Ele procurou perceber nessas literaturas os paradigmas nas administrações públicas e suas diferentes abordagens levando em consideração a necessidade de tal conhecimento, pois o mundo está cada vez mais interligado. Nesse sentido, percebeu-se a influencia de três principais comunidades epistêmicas, o colonialismo epistêmico que consiste numa adoção das estruturas e técnicas administrativas de outras áreas, o nacionalismo epistêmico que parte logo para uma rejeição a lições de outras países e o paroquialismo epistêmico onde uma comunidade intelectual não tem conhecimento de lições que podem ser aprendidas em outras literaturas.
Assim, foi necessário considerar determinados problemas bastante relevantes em seu estudo, que possibilitaram o desenvolvimento de uma idéia, no caso, a busca de uma abordagem integrada e internacional dos paradigmas da