Resenha crítica - agenda para jovens pesquisadores
CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ- UnED Itaguaí
Resenha Crítica do Texto
"Agenda para Jovens Pesquisadores"
Marcelo Gomes de Oliveira
Prof. Orientador: Prof. Nelson Mendes Disciplina: Metodologia Científica Curso: Engenharia Industrial Mecânica
Itaguaí - RJ
Abril de 2012
Resenha Crítica do Texto:
´´Agenda Para Jovens Pesquisadores ``
A era da Modernidade, iniciada no Ocidente por volta do século XVI tendo como característica a busca da humanidade pelo aperfeiçoamento contínuo na esperança de um futuro melhor e perfeito. Gerando com isso desvalorização do que é velho e a tendência exagerada pelo novo e moderno iluminado pela razão duvidosa. Acompanhada pela era da informática em que tudo se consegue num piscar de olhos e almeja se a objetividade, em que a fé em Deus é contestada por crer no que apenas é visível,onde temos o livre arbítrio de reger o nosso destino e a democracia como a forma de melhor organizar a sociedade.
Porém no século vinte, as certezas que constituíram os pilares do pensamento moderno, estaria entrando em crise. Desde o final do século XIX e ao século XX, ocorre um período de muitas mudanças, resultando em crise, mudanças na forma de se entender, explicar e conceber o mundo em que vivemos. Com isso entramos na era pós modernidade, em que os preceitos da modernidade são altamente questionados devido ao desencanto ocorrido com as concepções vigentes.
Olhando para o mundo dessa forma, podemos observar que tudo muda e pode ser posteriormente reconsiderado. Então se supõem que estamos preparados para uma para pensar uma agenda provisoriamente para jovens pesquisadoras e pesquisadores desse início do século XXI, que pode ser reformulada a qualquer momento pela autora..a qual a expõe e a coloca em discussão.
Aqui vamos