resenha critica
Para Kotler tarefa de marketing da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo e para alcançar os resultados desejados de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes , de uma forma que preserva ou melhora ou o bem- estar da sociedade do consumidor.
A obra apresenta a origem do marketing social, sua conceituação, histórico, cenário em que se insere e a motivação das empresas para investirem nesta área. O autor também aborda a responsabilidade social, cidadania corporativa, ética e filantropia empresarial métodos que vêm sendo cada vez mais usadas no mundo do marketing. O autor tem vasta experiência no assunto. Doutor em Marketing, estando há 60 anos no mercado. Já escreveu 55 livros e colabora com publicações em revistas e jornais. O livro tem seis capítulos.
No primeiro o autor aborda a responsabilidade social e a ética empresarial, mostrando a importância de ambas no cenário do marketing nacional, além de rev elar os principais conceitos. O segundo capítulo é dedicado exclusivamente ao marketing. O autor aqui analisa e explica as principais diferenciações dos marketings comerciais, sociais e institucionais. Cada um tem uma função diferente e única no mercado.
No terceiro o foco é a junção entre o marketing e a cultura, cada vez mais interligados atualmente e com vários campos para exploração. Os últimos três capítulos também são bem variados.
O quarto é dedicado ao esporte, uma área que cresce cada vez mais. A relação do marketing com o esporte deixou de ser algo simples e singelo. Hoje transformou-se em uma ferramente poderosa de lucro. No quinto capítulo o foco de discussão é o meio ambiente, destaque do livro. Aqui Philip Kotler aborda sobre a relação de um marketing ecológico e