RESENHA CRITICA
SERVIÇO SOCIAL
RESENHA CRITICA
Psicologia Social - A Dialética da Exclusão e Inclusão Vida Maria Filme de Márcio Ramos (2006)
COLINAS - MA
NOVEMBRO/ 2012
RESENHA CRITICA
Psicologia Social - A Dialética da Exclusão e Inclusão, Vida Maria Filme de Márcio Ramos (2006)
A maioria dos problemas sociais , são decorrentes da exclusão social, e que vem de um processo sócio histórico ao longo da historia da humanidade.
Há vários conceitos referentes para exclusão social, os que mais vimos na apostila foram às colocações de Foucault, 1997. Que nos mostra alguns motivos associados a exclusões, e quais razões levam a sociedade a excluir pessoas de diferentes raças, etnias, gêneros, cultura, religião e etc. Causando nestes a sensação de culpa e vergonha.
Começando a ser relacionada a partir da Igreja, que tinha bastante influencia sobre a sociedade e no cotidiano das pessoas. Sendo os excluídos os que tinham doenças consideradas como epidemias. A igreja atuava com um poder de exclusão através de castigos como torturas, condenação à morte e etc. De acordo com Foucault, 1997, essas pessoas de alguma forma ameaçavam os valores da igreja.
As formas de pensar e agir também influenciava para exclusão apresentando divergências. (Bortoli; Campaner; Chaves, 2002.)
Ao final do século XVIII, veio o surgimento dos hospitais. Nesse mesmo período a ciência toma o lugar da igreja, condenando os excluídos em seu lugar.
Essa exclusão também se dava por aspectos econômicos como (desemprego) e sociais como (pobreza, perda de status e etc.) psicossociais como na (autoestima, etc.) físico (doenças) e cultural (valores). Que são os tipos mais comuns que há na sociedade. Marcando na vida dessas pessoas
Já a inclusão social, vem após o processo de exclusão, quando o cidadão passa a si socializar novamente participando de atividades e grupos. É importante aprender a dialogar para que os conflitos