resenha critica
2.4 Clima organizacional
Existem várias expressões para a denominação de clima organizacional, como clima realizador, clima de harmonia, clima construtivo, clima sadio, clima tenso, clima de confiança. Os estudos sobre clima organizacional iniciaram na década de 1920, após os experimentos de Hawthorne verificarem que as alterações ocorridas na iluminação do ambiente de trabalho influenciava diretamente ns satisfação dos funcionários e na produção da empresa.
2.4.1 Conceitos e abordagens
Chiavenato (2001) observa que o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional percebida ou experimentada pelos participantesda empresa e que influencia o seu comportamento. É o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento dos seus membros.
Teixeira et al. (2006) confirmam que o clima organizacional é um fenômeno tipicamente psicossocial e mutável, pois as mudanças no clima de uma empresa podem ocorrer com uma intervenção localizada, um evento, uma notícia e em curto espaço de tempo.
Nesse sentido o clima pode oscilar de moral elevado para moral baixa, perpassando as fases: fanatismo, euforia, satisfação [...] boa vontade, identificação [...] dispersão, disforia, agressão [...]. Chiavenato (1999) afirma que para Lewin o comportamento humano é derivado da totalidade dos fatos, estes coexistem e tem caráter dinâmico, por conseguinte, oscilam e afetam o clima organizacional.
Assim, “o clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou o do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento” (LUZ, 2003, p. 12).
Uma vez que são dinâmicos e derivam diretamente das pessoas estão intimamente ligados com uma série de outros fatores relacionados e se inserem na cultura organizacional. Compreende-se como clima organizacional “um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um