resenha critica
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável, portanto a sustentabilidade veem como uma alternativa de amenizar ou até mesmo acabar com todos os problemas ambientais existentes no mundo.
Segundo SILVA (2012) recentemente o conceito de pegada hídrica foi introduzido como um indicador importante de consumo de água para a humanidade. O autor acrescenta que a pegada hídrica é definida como o volume total de água utilizada durante a produção de bens e serviços, bem como o consumo direto de agua pelos seres humanos. Portanto, o cálculo da pegada hídrica permite quantificar o total de água consumida ao longo da cadeia de fornecimento global. SILVA (2012) conclui dizendo que o indicador de sustentabilidade, a pegada hídrica é capaz de monitorar o impacto humano sobre o meio ambiente. Os indicadores de sustentabilidade devem ser usados e interpretados em conjunto visando à avaliação dos impactos ambientais de produção e consumo.
De acordo com MORALES (2012) os indicadores de sustentabilidade são utilizados para demonstrar os efeitos que as intervenções humanas exercem sobre o meio ambiente. O autor argumenta que em processos de avaliação ambiental estratégica, seu emprego tem ocorrido de modo não uniforme e muitas vezes impreciso. E conclui dizendo que os estudos de avaliação ambiental estratégica ainda que não indispensáveis, são considerados elementos de grande relevância, em particular quando devidamente associados a objetivos e metas ambientais.
Para BUSS (2012) é importante que se problematize a forma como se estrutura e opera a governança do desenvolvimento sustentável global e nacional, assim como as governanças internas e específicas dos setores da saúde e do ambiente. Continua dizendo