resenha critica
No dia 11(onze) de setembro do ano de dois mil e quatorze, realizei uma aula de matemática com o conteúdo: Números e Operações (agrupamento de dez) cujo objetivo é realizar agrupamentos de dez determinando o número de grupos e a quantidade de objetos que sobram.
Com a aplicação de um jogo conhecido como “ganha cem primeiro”, que foi realizado da seguinte forma: Formei duas filas uma sentada de frente para a outra, lado A e lado B.
Disponibilizei para cada grupo 100 palitos, dois dados e liga, expliquei as regras do jogo para os jogadores.
Um jogador do lado A joga os dois dados, soma os resultados e tira a quantidade de palitos. Se for igual ou superior a 10, amarra com uma liga apenas 10 palitos e forma um grupo, os demais palitos ficam soltos; o jogador ao concluir a organização dos palitos soltos e dos grupos passa os dois dados para o jogador do lado B. O jogo continuara ate o grupo A ou B conseguir juntar 10 grupos primeiros, ou seja, cem (100) palitos.
Ao concluir o desafio proposto solicitei aos educandos que respondessem os questionamentos: Qual lado fez mais grupos A ou B? Quantos grupos fez o lado A? Quantos grupos fez o lado B? E quantos palitos sobraram?
Todas as crianças demonstraram interesse e participaram durante a aula.
Trabalhar com esse tipo de atividade – JOGO - é fundamental para a aprendizagem das crianças, além de estimular as relações cognitivas, afetivas e sociais, são importantes na aprendizagem e na construção do conhecimento. Funcionam como peças fundamentais para a participação ativa do aluno, para o incentivo na interação entre os pares, para o trabalho em grupo mediante o exercício da cooperação. Assim, percebe-se que o jogo é um precioso recurso pedagógico, que torna a aprendizagem mais concreta e prazerosa.
O registro será realizado na hora de cada jogo.
PLANO DE AULA
PROFESSORA: Maria Ionete Holanda
Série: 2º ano C Tuno:Tarde nº de alunos: 25 alunos
DISCIPLINA: