resenha critica
Resumo Ciências Sociais
Qual a diferença entre Antropologia e Ciências Sociais?
A diferença fundamental está na forma como essas duas ciências trabalham seus objetos de estudo, enquanto que para a Antropologia o objeto fundamental é a cultura, para a Sociologia o objeto fundamental são as relações sociais que foram estabelecidas para essa cultura.
Assim, enquanto a Antropologia focaliza a cultura, a Sociologia focaliza a Sociedade. Entretanto, Sociedade não é o conjunto de indivíduos mas as relações que estabeleceram, nas condições que viveram, na história.
No século XXI as fronteiras entre os diversos ramos da ciência se tornaram mais permeáveis, o tempo da transdisciplinariedade, por isso existe a Antropologia Urbana (a cultura das cidades) e uma Sociologia Urbana ( a sociedade urbana).
O foco da Sociologia sempre será dirigido para a sociedade, no aspecto em que se vislumbram relações sociais.
O foco da Psicologia é dirigido ao comportamento das pessoas, perante a sociedade, perante si mesmo, manifestado por palavras ações ou pensamentos/sonhos.
A Sociologia tem origem na própria vida social consequentemente a opinião dos sociólogos nas várias épocas da história refletem a visão que se tinha da sociedade na época.
Outra fonte importante de informações sociológicas são os Códigos e Leis elaborados ao longo da História, destacando-se o primeiro a ser conhecido que foi o Código de Hamurabi. As leis estabeleceram as bases da sociedade, regulando os padrões de parentesco, de propriedade, de direitos e deveres, alguns sobreviveram até hoje, outros, como a discriminação da mulher e escravidão foram aos poucos perdendo sua força e até recebendo uma pressão em sentido oposto com a igualdade e a valorização da pessoa humana.
Esses Códigos antigos estabeleciam uma estreita relação entre o poder religioso e o civil, para tanto, pressupunham um poder superior, regulador e fiscalizador das ações humanas. Em geral as divindades