Resenha Critica
TENDÊNCIAS RECENTES DO CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA
O texto em resenha estar baseado fundamentalmente no artigo de autoria: “Tendências recentes do ensino fundamental no Brasil”. In: Barretto E. S. de S. (coord.). Da Dra. Elba Siqueira de Sá Barretto.
Elba Siqueira de Sá Barretto, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado (1980) e doutorado (1991) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É consultora da Fundação Carlos Chagas e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas de maio de 2011 a fevereiro de 2013 e editora dos Cadernos de Pesquisa até fevereiro de 2013. Tem experiência na área de Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, ensino fundamental, currículo e formação docente. Publicou vários artigos nas seguintes áreas: Formação de Professores, Currículo, A Educação Básica na perspectiva das políticas públicas, Formação de Professores, Ciclos e progressão continuada no Brasil.
O texto é introduzido com a pergunta: “o que é currículo?”
Como a resposta para esta questão demanda uma infinidade de pressuposições e ideias filosóficas a autora apresenta uma resposta simples para tão indagação: O currículo é sempre o resultado de uma seleção de elementos da cultura. Além de uma questão de conhecimento, o currículo é, pois, também, uma questão de identidade.
No que diz respeito a currículo oficial, é apresentado a postura governamental que se baseia na tradição brasileira o que gera uma finitude de questionamentos dentre eles “a pluralidade e aparente diversidade das orientações curriculares no país que acaba, porém se diluindo e empobrecendo, porque o currículo em curso nas salas de aula costuma estar muito atrelado aos livros didáticos, que constituem versões muito particulares, feitas por seus