Resenha Critica
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR: Daniel Muniz
ALUNO: Josenildo Gome Barbosa
TURMA: N5A
RESENHA CRÍTICA
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Uma parte da sociedade encontra-se em processo de mudança, que inclui a maneira de pensar, perspectivas, metas e objetivos pessoais. Diante de desta nova proposta de conscientização as pessoas desenvolveram um novo senso critico em relação a responsabilidade social sendo capaz de compreender o mundo e agir de forma responsável.
Ao passo que a humanidade vai tomando consciência do seu papel social, muito tem se questionado acerca da Responsabilidade Social em empresas, nos governos, em ONG´s. Este tema ganhou maior relevância nos anos 90, período onde houve maior enfoque sobre o tema e pressão da sociedade civil.
Esta nova consciência traz consigo um novo consumidor que entende que cabem as organizações uma parte da responsabilidade pelas sociedades futuras e procura interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável ,ou seja, contribuam para melhorar a sociedade como um todo, desde sua inclusão em programas de saúde e educação e questões que contribuam para a preservação do meio ambiente.
O desenvolvimento tecnológico, a competividade entre os mercados após a globalização da economia favoreceram a responsabilidade social por terem contribuído com a necessidade de maior investimento no setor produtivo e em tecnologia limpas. Estes fatores ocorrem num momento em que se chega ao limite do uso dos recursos naturais. A gestão socialmente responsável e os novos valores sociais abrem espaço para o surgimento de novos negócios como, por exemplo, o desenvolvimento de produtos e serviços ambientalmente sustentáveis que minimize o conflito entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
As mudanças que conduzem a uma nova visão do