resenha critica
SHINYASHIKI, Roberto. Sempre em Frente. São Paulo. Editora gente,2008.
A obra é um tratado sobre os desafios da vida (jornada) em que é necessário persistência, fé, atitude, integridade, alem de bons relacionamentos para a construção do sucesso e a criação de um futuro próprio. A obra tem momentos psicológicos e de auto ajuda com relatos de situações reais e pessoais vividas pelo autor e que serve como lições de vida.
A obra é composta pela introdução, capitulo 1 com 3 sub-capitulos; capitulo 2 com5 sub-capitulos; capitulo 3 com 3 sub-capitulos; capitulo 4; capitulo 5 com 10 sub-capitulos; capitulo 6 com 4 sub-capitulos e a conclusão, sendo o foco narrativo em 1º pessoa, tendo a obra 154 paginas.
No meio do caminho tem desafios, e temos que enfrentar os problemas que surgirão com coragem e determinação, pois tudo depende da forma como enfrentamos os nossos desafios. A competição esta presente em todo segmento da nossa vida seja no trabalho, na vida amorosa, no nosso dia-a-dia. Fazer a viagem valer a pena é nosso dever, pois a vida esta em constantes mudanças e é preciso ser renovada a cada momento.
Milagres acontecem quando procuramos de maneira inteligente o sucesso, através do nosso esforço e perseverança, pois o sucesso é construído degrau a degrau. Durante toda a nossa jornada enfrentamos diversos desafios e é nesse momento em que se faz necessário a tomada de decisão, muitas vezes é o momento da mudança e mudar é sempre difícil; o fundamental é ter consciência de que depois de tomada à decisão, manter se firme para conseguir a transformação em nossa vida.
Na travessia da vida para que avancemos sempre é necessário que deixemos os medos, pois eles são o que atrapalha realmente a superação dos desafios. Nesta vida existem os tipos atolados em que devemos analisar para não nos tornamos , como o Peter-Pan que não quer crescer e fica dependente dos outros; o rebelde sem causa quer crescer por força e no grito e só mostra que