resenha critica
NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação
Resenha
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1995. (p.106-133; 193-244).
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922. Faleceu na capital federal em 17 de fevereiro de 1997, vítima de câncer. Foi antropólogo, escritor e político brasileiro. Dedicou-se aos estudos em defesa dos índios (entre 1949 e 1951) e desenvolveu trabalhos na área da educação, antropologia e sociologia.
Iniciou sua formação acadêmica na cidade de São Paulo onde cursou durante três anos o curso de Medicina, desistindo do curso retornou a cidade de Rio de Janeiro, ingressando na Escola de Sociologia e Política, graduando-se em 1946 no curso de Ciências Sociais e especializando-se em Etnologia.
Entre os anos de 1947 a 1956 dedicou-se ao estudo dos índios do Mato Grosso, Amazonas, Brasil Central, Paraná e Santa Catarina. Foi colaborador na Fundação do Museu do Índio e do Parque Nacional Indígena do Xingu. Em que contribuiu significativamente para escrever uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Outras obras que merecem destaques são no campo da antropologia, educação, além de romances. Em 1995, desenvolveu seu último trabalho "O Povo Brasileiro - a Formação e o Sentido do Brasil". Sendo este um desafio para o autor, desafio este autoimposto, sendo reescrito três vezes, no período de 30 anos.
Nesta obra Darcy Ribeiro desenvolveu uma teoria global explicativa do processo histórico da formação do povo brasileiro, sendo uma nação de um “povo novo” nascido como resultado dos processos de desindianização, de desafricanização e de deseuropeurização na América Latina.
Darcy Ribeiro critica severamente o sistema institucional brasileiro, elencando que existe ainda uma dicotomia entre os