Resenha critica
Oliveira, Maria. Bruxel, Rafael. Wild, Monique. Hermes, Paula. Avaliação da implantação da ferramenta Total Productive Maintenance (TPM) em uma indústria alimentícia. 13 de Agosto. 2012. Disponível em:
<http://inbradess.org.br/wp-content/uploads/2012/01/t03.pdf>. Acesso em: 13 de Agosto. 2012
O artigo refere-se à implementação do TPM (Manutenção Produtiva Total) como metodologia de gerenciamento de perdas, demonstrando a situação da empresa antes do TPM e após as etapas de implementação da filosofia.
Os autores Oliveira etal (2012) adotam neste trabalho o método exploratório e descritivo, proporcionando explorar o cenário da indústria pesquisada, utilizaram pesquisa bibliográfica e estudo de caso, servindo como base de sustentação para análise do caso prático.
A globalização dos mercados altas exigências dos consumidores tem tornado a concorrência ainda mais acirrada, despertando as empresas busca pela alta performance, utilizando ferramentas para assegurar produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes.
Surge então a necessidade de progredir nos sistema de manutenção, onde a manutenção passa a ser enfocada sob a visão da gestão de qualidade e produtividade, havendo importância fundamental deste setor no funcionamento da indústria.
Entre as várias metodologias existentes pode-se destacar o TPM que é definido como: uma metodologia de gestão focada no desenvolvimento de pessoas para atingir eliminação das perdas nos setores produtivos e administrativos, conduzindo a empresa a um cenário competitivo com qualidade total. Seu objetivo é promover transformação na cultura ajudando os operadores a entender seus equipamentos, causando nos operados autonomia e sentimento de posse das suas máquinas “da minha máquina cuido eu” o TPM fortalece a motivação gera interesse e preocupação pelo equipamento.
Segundo Guimarães