Resenha critica
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2002.
CREDENCIAIS DO AUTOR
João Álvaro Ruiz. Formação Acadêmica: Licenciado em Filosofia e Teologia pela Universidade de Roma. Publicação do autor: Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos.
DIGESTO
1.2- Tempo para Estudar
O progresso do acadêmico é uma luta contra o tempo, por isso ele deve planejar da melhor forma possível o seu tempo. Um acadêmico não poderá fazer um curso superior sem dispor de tempo para estudar, para frequentar as aulas e fazer os trabalhos. Reconhece o sacrifício de quase a totalidade dos acadêmicos, que vão para a escola após uma jornada de oito ou mais horas de trabalho profissional, mas argumenta que essa situação não o exime do compromisso de estudar. Faz um cronograma mostrando que meia hora por dia de estudo representa três horas e meia por semana, quinze por mês e cento e oitenta por ano. Conclusão: quem quer descobre tempo, especialmente nós, brasileiros, que somos capazes do impossível.
CRÍTICA DA RESENHISTA
O item mostrar diretrizes para instrumentar o universitário para que possa tirar maior proveito do tempo dedicado aos estudos. Fala da organização e do planejamento necessários para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com sucesso. Numa linguagem de fácil compreensão, sugere os passos da vida universitária, indicando-lhe o caminho, iluminando problemas para que melhor possa ser a caminhada do aluno universitário, ajudando-o a assumir e a desenvolver hábitos de estudos e técnicas de trabalho que tornem produtivos seus anos de estudo.
INDICAÇÃO DA RESENHISTA
Esta obra é indicada para todo tipo de estudante universitário ou não. O texto é escrito numa linguagem bastante acessível fator que contribui para que seja subsídio para qualquer estudante.
Neuza Teixeira Costa. (Pôr cabeçalho completo).