Resenha critica
Josenilde Lemos da Silva
O filme gira em torno de Truman, que nasceu para ser o primeiro bebe televisivo, ele cresce na cidade aparentemente normal e perfeita dentro de uma ilha. Tinha uma vida rotineira, com família, amigos e trabalhos, essa era a realidade que foi criada para Truman, e que o mundo assistia em tempo real. Porém, Truman foi sempre muito curioso desde criança e essa personalidade, poderia prejudicar o mundo fantástico que Cristof havia criado para ele. Então, cria-se um trauma em Truman ao simular a morte de seu pai no mar, impedindo que ele saia da cidade. mais ao longo do tempo ele começa a desconfiar daquela vida que levava, e começou a querer outro tipo de vida, motivado principalmente por uma paixão, a única coisa real até então na vida de Truman. Esse desejo e o seu desconforto em relação aquela vida sempre regrada, foi o que o levou a desafiar seus medos e descobrir toda a verdade de sua existência.
O show de Truman X Behaviorismo
O beahaviorismo teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson “A Psicologia como um comportamentista a vê“. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana. Mais será que é tão simples assim controlar a conduta humana?
No filme o show de Truma a teoria de Watson ganha validade até certo ponto. As condutas de Truman por muito tempo foi manipulada e prevista por o diretor do reality show. Desde a família que ele tinha, o seu emprego, amigos e seu dia a dia, gerava em torno de estímulos e respostas, nada na vida dele era espontâneo, tudo era calculado.
Observar a conduta humana, e tentar prever alguns dos comportamentos não é tão simples ao levarmos em consideração a