Resenha Critica
!
Resenha Crí+ca
!
Artigo publicado no periódico Pensador Contábil, Vol. 6, No 26, de 2005 o artigo intitulado “A contabilidade e a ética: os imperativos para o crescimento econômico do Brasil”.!
!
É abordado no texto a importância de conduta ética dos profissionais de contabilidade no contexto mercadologico para que os recursos da sociedade sejam alocados corretamente. Como contra-exemplo foram apresentados os escândalos financeiros envolvendo grandes empresas norte-americanas que resultaram na expansão da “bolha especulativa” dos anos 90, devido em parte, ao desvio de conduta dos contadores.!
!
O artigo esta subdividido em cinco partes onde a primeira tratam da apresentação geral do trabalho. Em seguida o autor apresenta a importância das informações contábeis, sua aplicação na correta formação de preço do mercado e apresenta as falhas ocorridas na qualidade dessa informação que resultaram na bolha especulativa dos anos 90. A partir dessa explanação, na terceira parte são apresentadas as fraudes contábeis que resultaram em falência de duas grandes empresas norte-americanas tais como a Enron e posterior transferência do ônus destas fraudes para os pequenos acionistas e a sociedade em geral. Na quarta parte é apresentada a reação face aos escândalos e a criação de leis que em seus escopo exigem das empresas que atuam no mercado a criação e implementação de códigos de ética próprios que salvaguardassem a empresa para aplicação de penalidade aos desvios cometidos por seus funcionários. Em sua quinta e ultima parte o são apresentadas as considerações e conclusões finais. !
!
Contabilidade e a ética devem andar sempre de forma conjunta para obter o pleno desempenho da contabilidade no mercado. A falta de informações contábeis de forma correta acarreta num desencontro de informações, o que pode ocasionar as chamadas bolhas especulativas, que ocorrem quando os preços não correspondem as seus valores reais. O
desencadear