Resenha critica
O desenvolvimento interpessoal pode ser subdividido em três níveis de consequências: individual, grupal e organizacional.
Nível individual: Neste nível o individuo torna prioritária suas aspirações, a tentativa de solucionar os problemas de socialização, analise de auto progresso, na busca de um “autoconhecimento” para um melhor aproveitamento sem a perda de sua identidade. Tal situação, geralmente se mostra perceptível ao se inserir em um novo ambiente de trabalho, onde o grupo social e organizacional é estranho ao individuo, tornando perceptíveis suas buscas, receios e dificuldades.
Nível grupal: Onde todos os indivíduos almejam um objetivo comum, tentativa de solução da problemática do poder, através do aprimoramento da comunicação entre os indivíduos, visando o real trabalho em equipe.
Nível organizacional: O foco em si é a organização, trabalham-se as motivações e objetivos para os níveis anteriores, definir a subdivisão de níveis e a integração dos mesmos, onde os níveis anteriores trabalham para o sucesso deste nível.
(Autor desconhecido, p169, cap. 13):
Desenvolvimento Interpessoal, portanto, não se esgota no plano individual de crescimento da pessoa que se relaciona com as demais pessoas de forma eficaz. A competência interpessoal é um processo de qualificação profissional primordial para funções de liderança e outras funções de predominância de intercambio social.
A sociedade precisa de um líder, para lidar com questões de controle e desenvolvimento,