Resenha critica :O Caçador de Pipas
Livro: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hossein
O livro O Caçador de Pipas conta a história da amizade entre dois garotos que moram no na cidade de Cabul no Afeganistão na década de 1970, são eles Amir e Hassan. Essas crianças possuem quase a mesma idade, moram no mesmo local, mas com uma grande diferença. Amir é filho do patrão, e Hassan é filho do empregado e analfabeto. A mãe de Amir morreu durante seu parto, e sua relação com o pai BABA era formal e distante. Hassan tinha uma relação linda com seu pai Ali , eram carinhosos um com o outro e moravam em uma casinha dentro da propriedade do pai de Amir, já que eram empregados ali, e este fato não era empecilho para a amizade dos dois, já que
Hassan se submetia as vontades do filho do patrão.
Amir tinha era medroso, sempre pensava em como seu pai poderia sentir orgulho dele, brincava muito com Hassan de herói, cowboy americano e não entendia um certo afeto que percebia que seu pai sentia por este seu amigo; carinho este que demonstrou quando custeou a cirurgia de correção dos lábios leporinos de Hassan quando completou doze anos.
Amir e Hassan andavam pela cidade de Cabul sempre com medo de Assef, um rapaz brigão que os insultava mas sabia ser impune pelo fato de pertencer a uma respeitada família afegã. Em um encontro turbulento com Assef, Hassan protege Amir de uma agressão, ameaçando o com um estilingue. Assef e seus amigos gigem , prometento que se vingariam em Hassan.
Anualmente na cidade de Cabul havia uma competição de pipas que mobilizava toda a cidade, tanto crianças como adultos, e Amir estava esperando ansiosamente por aquele ano para poder provar ao pai que poderia ser campeão. Apesar da competição ter sido bem disputada, Amir consegue vencer cortando uma pipa azul que Hassan sai na disparada para caça-la. Esta era uma grande habilidade de Hassan: caçar as pipas que tinham suas linhas cortadas e posteriormente apresenta-las como troféu.
Infelizmente, é nesse