RESENHA CRITICA TEXTO DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E EDUCA O
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR
POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO SUPERIOR
PROFESSOR WELSON
MARILIA GABRIELA DO NASCIMENTO PORTO
RESENHA CRÍTICA
(DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO: a sociedade e os rumos da escola pública)
TERESINA
JULHO DE 2013
MARILIA GABRIELA DO NASCIMENTO PORTO
RESENHA CRÍTICA
(DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO: a sociedade e os rumos da escola pública)
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de notas na disciplina Políticas Públicas no Ensino Superior do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior.
Prof. Welson.
TERESINA
JULHO DE 2013
O capítulo 2 intitulado: Estado e Educação: políticas públicas e participação, do livro Democracia Participativa e Educação: a sociedade e os rumos da escola pública, de Valdelaine Mendes, tem como ideia central a constante e determinante presença do privado na educação brasileira, ou seja, os valores e ideologias burguesas estão presentes na escola, seja em convênios firmados com o estado, nas decisões, e na própria política pública que segundo a autora, exercem um caráter centralizador, deixando os principais interessados as margens dos resultados.
A autora expõe em dois tópicos a predominância da vontade burguesa em relação à educação brasileira. No primeiro tópico A Questão do Público na Relação Estado e Educação, ela difere o público do privado e mostra a proximidade entre ambos no que se refere à educação, seja na educação básica ou na educação superior. Também faz importante uma chamada de atenção no que se refere a manipulação da sociedade por parte do estado, o que vai na contramão da democracia, e deste modo as classes burguesas representadas por seus políticos liberais “privatizam o estado”, pois desqualificam a educação pública a favor de sustentar instituições com fins lucrativos. Logo após cita conceitos de vários autores sobre política pública e das ideias capitalistas