Resenha Critica sobre o filme Obrigado por fumar
Professora: Heleniza Saldanha
Curso: Psicologia Disciplina: Língua Portuguesa Turma: PSI1403- NT2
RESENHA CRÍTICA
O filme Obrigado por fumar, de Jason Reitman, relata sobre o poder de persuasão do personagem Nick, lobista e vice-presidente da academia de estudos do tabaco, no incentivo ao consumo de cigarro. Destacando a oratória como forma de ludibriar é enfatizar a influencia do pensamento dos receptores para permanecerem usufruindo a droga, a obra é caracterizada pelo tipo de texto narrador-personagem que faz com que sua opinião seja imposta de forma dinâmica, relatando os fatos.
De acordo com as observações, Nick é bem claro em seu poder de influenciar os receptores, função conativa. Utilizando da segunda pessoa, tanto do plural como do singular, para persuadir e informar os seus consumidores, retirando dos benefícios da fala para justificar e salientar a necessidade de consumo do produto. A linguagem expressiva também surge como uma função secundaria, pois exterioriza as emoções do personagem, sempre se posicionando, que é uma das características marcantes do roteiro com narrador-personagem, obtendo uma fala direta e atuante do locutor e com uma linguagem que usufrui das marcas linguísticas que destacam na oratória com palavras de modo exclamativo e utilizando as falas que fazem com que o telespectador e seus opositores na trama à reflexão dos seus argumentos.
Em uma das primeiras cenas do filme, destaca-se o momento em que o personagem Nick mostra fatos históricos sobre a presença do cigarro nas obras cinematográficas (filmes da década de 20), relatando dados e relembrando a grande evidencia dada naquela época aos consumidores dessa droga, eles desejavam ter poder executivo e de sedução, já que destaca o falo.
Mostrou em seu dialogo que a inversão de pensamento faz com que o opositor fique sem refutação e não obtenha respostas para a replica. Ponto importante em sua fala é sempre ter